A Psicologia das Cores nas Embalagens para Alavancar Vendas
A psicologia das cores nas embalagens possui um valor que vai além da estética. E apesar de estarem presentes em tudo, por exemplo, nas roupas, ruas, paredes, etc, na hora de fazer compras isso não é diferente. Muita gente pode não perceber, mas as cores dos rótulos dos produtos são fatores que desempenham um papel de grande influência na decisão de compra do consumidor.
Elas são utilizadas para estabelecer não apenas uma identidade visual marcante, mas também para fortalecer a imagem da marca e transmitir significados. O cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas. Ou seja, elas influenciam em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada detalhe, por mais simples que seja, pode alterar a forma que o consumidor vê o seu produto, estimulando ou dificultando a compra.
Métrica das Cores
Dados apontam que a psicologia das cores nas embalagens aumenta o reconhecimento de uma marca em até 80%. Além disso, mais de 90% dos consumidores também avaliam as cores na hora de comprar. Por esse motivo, é essencial compreender o sentido que cada cor pode ter. A combinação certa pode causar efeitos que vão desde a segurança, tranquilidade, confiança, entre outros.
Portanto, uma boa escolha de cores no seu rótulo impactará significativamente na escolha de seu produto no ponto de venda, e na lembrança de marca. Sendo assim, saber utilizar a psicologia das cores nas embalagens a favor do seu negócio é essencial para conquistar e fidelizar o seu consumidor. A consequência poderá alavancar as suas vendas. Fique com a gente nesse artigo e boa leitura.
O Significado por Trás das Principais Cores
Pesquisas afirmam o efeito positivo no uso de cores quentes, como laranja, vermelho e amarelo, nos rótulos e embalagens de alimentos. A psicologia das cores por trás delas são famosas por despertarem o apetite no consumidor, que pode começar a associar a fome fora de hora aos seus produtos. Além disso, a paleta certa é uma das formas mais poderosas de comunicação não verbal que podem e devem ser utilizadas.
Laranja
- Características: divertido, aventureiro e simpatia.
- Quem usa: Fanta, Gol, Banco Itaú.
Rosa
- Características: inocência, feminino, suavidade, delicadeza e doçura.
- Quem usa: Barbie, Mary Kay, Marisa.
Verde
- Características: segurança, crescimento e harmonia.
- Quem usa: Subway, Sprite, Starbucks, Green Peace.
Vermelho
- Características: emoção, paixão e força.
- Quem usa: Coca-Cola, Nescafe, McDonald’s.
Azul
- Características: frio, conhecimento e paz.
- Quem usa: TIM, Samsung, Intel, Unilever.
Amarelo
- Características: diversão, otimismo e energia.
- Quem usa: McDonald’s, Lego.
Branco
- Características: limpeza, inocência e tranquilidade.
- Quem usa: Apple, Nike.
Violeta / Roxo
- Características: indulgência, luxo e espiritualidade.
- Quem usa: Milka, GNT.
O Planejamento por Trás da Psicologia das Cores
Independentemente da combinação de cores escolhida, certifique-se de ter em mente seu público-alvo durante todo o processo de design. Com o planejamento e pesquisa certos, você pode construir uma marca que os consumidores possam rapidamente lembrar. E assim, permanecer competitivo no mercado por muito tempo.
A escolha das cores e da psicologia que ela desencadeia, vai além de uma simples análise de características estéticas. Ela faz parte de uma análise de comportamento de compra do consumidor. Algo que conecta pessoas a seus produtos. Por isso mantenha o mercado-alvo em foco. Identifique, por exemplo, a idade, sexo, situação econômica, educação, etc. Portanto, entenda suas necessidades e motivações, para se comunicar com assertividade.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .