Uma boa rotulagem dos seus produtos é um diferencial para sua empresa nas prateleiras, especialmente com o crescimento do mercado e da sua competitividade. A rotulagem é a ponte de conexão entre o cliente e a sua marca, focando em chamar a atenção do consumidor e seu público-alvo através de design e cores atrativas.
Embalagem versus Rótulo
Embora muitos pensem que são a mesma coisa, embalagem e rótulos são diferentes. A embalagem armazena o produto, enquanto o rótulo identifica o produto e apresenta suas informações.
Regulação pela ANVISA
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por proteger e promover a saúde da população brasileira, regulando diversos segmentos. Ela se responsabiliza pela adequação dos rótulos, fornecendo normas importantes para o processo de rotulagem e licenças sanitárias.
Normas para Rotulagem
As principais resoluções para rotulagem de produtos são a RDC 07/2015 e a RDC 432/2020, que se aplicam a produtos como cosméticos, higiene pessoal e perfumes. Cosméticos e produtos de higiene pessoal possuem atenção especial devido às duas embalagens: primária (em contato direto com o produto) e secundária.
Informações Obrigatórias
As embalagens primárias devem conter nome do produto, marca, lote, vencimento, advertências, modo de uso e rotulagem específica. Já as secundárias devem conter informações mais completas, como país de origem, fabricante, modo de uso, ingredientes, entre outros.
Importância do Rótulo para o Consumidor
O rótulo esclarece informações sobre a composição, cuidados ao manusear, alergias, produtos veganos e impacto ambiental. Além disso, um rótulo bem elaborado pode atrair mais a atenção do consumidor, influenciando nas vendas.
Momentos de Maior Atenção
A rotulagem precisa de maior atenção quando há desejo de expandir os negócios, quando os rótulos não possuem todas as informações necessárias, ou quando há interesse em comercializar o produto em varejo.
O que não pode ter nos rótulos
Além das informações necessárias, é importante evitar o que não deve constar nos rótulos, como informações falsas ou enganosas, que possam prejudicar o consumidor.
Em resumo, a rotulagem adequada dos produtos é essencial para a competitividade da sua empresa e para garantir a segurança e a informação correta aos consumidores.