Rótulo e Linguagem: Uma Conversa Atual
Rótulo e Linguagem: A Importância da Rotulagem de Alimentos
A rotulagem de alimentos é considerada um direito básico do cidadão brasileiro e tem o objetivo de garantir ao consumidor acesso às informações referentes ao alimento no momento da escolha e aquisição daquele produto. A legislação brasileira respalda esse direito, no artigo 6°, inciso III da Lei n°8.078/90 – CDC, como um direito básico do cidadão, ter clareza quanto às alegações presentes nos rótulos de alimentos para sua informação e defesa, devido à vulnerabilidade de não ter conhecimento técnico sobre a composição dos constituintes alimentares ou de produtos.
Além disso, a informação nutricional é um direito garantido e a rotulagem e as embalagens são fundamentais no marketing de um produto. O consumidor moderno deseja saber exatamente o que está consumindo quando compra um produto industrializado, desde a sua origem até a sua composição, bem como o seu impacto ambiental e a reutilização da embalagem.
A rotulagem dos alimentos permite a comparação entre produtos da mesma categoria disponíveis no momento da compra. Por meio das regras definidas em legislação específica e da padronização adotada para as diferentes categorias, o consumidor consegue avaliar os produtos e escolher de forma mais consciente.
Nova Rotulagem Nutricional e Suas Mudanças
Em outubro de 2020, a Anvisa publicou novas normas sobre rotulagem nutricional, que entraram em vigor em outubro de 2022, com o objetivo de facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes. Estas normas estabelecem mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, bem como inova, ao adotar a rotulagem nutricional frontal.
Informações na Embalagem Física e Virtual
O relatório The Rewired Consumer, divulgado em 2021 pela Tetra Pak, demonstra que, para o consumidor, a rotulagem e o dimensionamento corretos são uma necessidade e se revelam como oportunidades que as empresas devem aproveitar. Uma embalagem colorida, explicativa e no tamanho correto, com produtos em proporção ideal, são elementos que ajudam o consumidor a planejar suas refeições.
Marketing Digital como Tendência e Oportunidade
O marketing digital pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, baseando-se em tendências e aproveitando oportunidades. Durante a pandemia, cresceu em 46% o tempo de uso em smartphones, PC e tablets, além de um crescimento de 40% das compras online (e-commerce). Assim, entender as mudanças, os desejos e enxergar oportunidades, possibilita ao marketing digital conversar de maneira assertiva com o consumidor.
Sustentabilidade e Embalagens
A Sustainable Packaging Consumer Research (2021), que ouviu mais de 11,5 mil pessoas em 23 países (incluindo o Brasil), constatou que mais da metade dos consumidores consideram relevante uma embalagem sustentável, comunicando, de maneira clara e efetiva, os efeitos ambientais do produto. A indústria tem o desafio de agregar valor aos produtos, a ponto de os consumidores concordarem em pagar um pouco mais por eles. O marketing digital auxilia nesse processo, com captação de dados e experimentação para entender o que o consumidor pensa de um produto ou serviço e como qualidade, preço e oferta estão relacionados.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .