Verdades e Mitos Sobre a Reciclagem: O Que Você Precisa Saber

Não é novidade que reciclar é uma forma de colaborar com o meio-ambiente. Mas será que você sabe separar o que são verdades do que são os mitos sobre reciclagem?
Para conferir, siga acompanhando esta leitura. Nela, vamos contextualizar todo o processo e trazer as principais crenças que cercam a reciclagem hoje em dia.
1. Papel, Vidro, Alumínio e Plástico: Você Pode Reciclar Sempre
De fato, a maior parte desses materiais pode mesmo ser reciclada, mas isso não acontece sempre. E estamos aqui para derrubar esse mito sobre reciclagem.
No caso do papel, por exemplo, é possível que o reaproveitamento seja inviabilizado por conta de algum material orgânico. É o caso de lenços de papel, fraldas descartáveis e similares.
Por isso, ao descartar, fique atento se você não está levando materiais errados à lixeira!
2. Se o Material é Reciclável, Podemos Usá-lo à Vontade
Este mito sobre a reciclagem consegue ser bem perigoso a longo prazo. Será que só porque é reciclável você pode abusar do consumo? Não!
Muitos produtos que compramos vêm com o famoso símbolo da reciclagem. Disso, a única certeza que temos é que uma parte da composição é potencialmente reciclável. Se será reaproveitado, ou não, é outra história.
3. É Preciso Lavar as Embalagens Antes de Separá-las para a Reciclagem
Não é preciso lavar todas as embalagens. É claro que, em alguns casos, vale usar o bom senso. Assim, você evita situações desagradáveis pelo mau odor até que os recicláveis sejam recolhidos.
Entretanto, até o fato de não lavar contribui para o planeta. Afinal, você economiza água com uma prática que não é tão relevante para o processo.
4. Isopor é um Tipo de Plástico que Não Pode ser Reciclado
Sim, isopor é um plástico. Derivado do petróleo, ao contrário do que muita gente pensa, ele é 100% reciclável.
Esse mito sobre reciclagem é tão forte que o isopor quase não é lembrado na hora da separação. O que é péssimo para o planeta!
5. Reciclar Eletrônicos é Complicado
É… muita coisa sim, mas não é complicado.
No fim das contas, para você, basta separar os materiais. Equipamentos de informática, eletrodomésticos, máquinas, sucata metálica e equipamentos em geral.
Feito isso, é só solicitar o serviço de coleta.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .