3 casos de aproveitamento de resíduos plásticos
A invenção das sacolas plásticas foi uma alternativa para substituir os sacos de papel que estavam resultando na derrubada de muitas florestas. O plástico foi criado para ser reutilizado pela resistência e durabilidade do seu material, mas mesmo com o intuito de ajudar o meio ambiente, ele foi utilizado de forma contrária ao que o seu inventor havia imaginado, sendo descartado desenfreadamente, causando diversos impactos ambientais. Com isso, há alguns anos, a sustentabilidade se tornou pauta em diversas áreas, sejam globais, nacionais ou regionais, como uma forma de amenizar os impactos causados pelos resíduos plásticos. Hoje, trouxemos 3 casos de aproveitamento desse material para inspirá-los com a responsabilidade socioambiental do seu uso:
1. Utilização em pavimentação
Em diversos países, principalmente na Europa, os resíduos plásticos estão sendo utilizados na pavimentação de estradas. O plástico é triturado e misturado com o asfalto, criando um material mais durável e resistente. Além disso, essa prática contribui para a redução da quantidade de plástico descartado nos aterros sanitários.
2. Fabricação de novos produtos
Empresas têm utilizado resíduos plásticos como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Por exemplo, algumas marcas de roupas estão produzindo tecidos feitos a partir de garrafas PET recicladas. Além disso, há iniciativas de fabricação de móveis, brinquedos e utensílios domésticos utilizando plástico reciclado.
3. Construção civil sustentável
No setor da construção civil, os resíduos plásticos estão sendo utilizados na fabricação de tijolos ecológicos. Esses tijolos possuem alta resistência e durabilidade, além de contribuírem para a redução do uso de recursos naturais, como a argila, na produção de tijolos convencionais.
Esses são apenas alguns exemplos de como os resíduos plásticos podem ser aproveitados de forma criativa e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a conscientização sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .